O Tesouro Nacional apontou Coxim e mais 68 municípios de Mato Grosso do Sul em situação fiscal equilibrada, conforme relatório da CAPAG (Capacidade de Pagamento) 2022.
Os cálculos da Capag utilizam três indicadores: endividamentos, poupanças correntes e índices de liquidez. Que resultam as notas A e B do Tesouro Nacional para os municípios aprovados, enquanto os reprovados ou que não encaminharam as informações ao órgão recebem as notas C e D.
O prefeito Edilson Magro comemorou a notícia ressaltando o esforço que vem fazendo com sua equipe para manter as finanças estáveis: “sempre foi uma exigência minha, a saúde financeira do município, prova disso são os salários pagos em dia, o poder de investimento com obras sendo realizadas com recursos próprios, pagamento de fornecedores e os reajustes salarias que estamos concedendo aos servidores. Fruto do ótimo trabalho de nossa equipe”.
“Estar entre os melhores municípios do Estado na avaliação do Tesouro Nacional, comprova que estamos trabalhando certo”. Finalizou o prefeito.
Mato Grosso do Sul vem tendo bom desempenho desde 2015, quando o Estado saiu da nota D para a A.
A análise de capacidade de pagamento apura a situação fiscal do Estado e municípios para habilitá-los à contratação de empréstimos com garantia da União.
Em comparação com o ano passado, 20 cidades conseguiram melhorar suas notas para A. Ao todo 63 municípios obtiveram nota máxima, outras seis cidades receberam nota B e cinco nota C. Outras cinco prefeituras não prestaram as informações solicitadas.
Além de Coxim, receberam no A as cidades de Ladário, Água Clara, Ivinhema, Amambai, Japorã, Angélica, Jaraguari, Antônio João, Juti, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Maracaju, Bandeirantes, Naviraí, Bataguassu, Nioaque, Batayporã, Nova Alvorada do Sul, Bela Vista, Nova Andradina, Bodoquena, Novo Horizonte do Sul, Bonito, Paraíso das Águas, Brasilândia, Paranaíba, Caarapó, Paranhos, Camapuã, Porto Murtinho, Caracol,Ribas do Rio Pardo, Cassilândia, Rio Brilhante, Chapadão do Sul, Rio Negro, Corguinho, Rio Verde de Mato Grosso, Coronel Sapucaia, Rochedo, Costa Rica, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste,
Deodápolis, Selvíria, Dois Irmãos do Buriti, Sete Quedas, Dourados, Sidrolândia, Fátima do Sul, Sonora, Figueirão, Tacuru, Glória de Dourados, Taquarussu, Iguatemi, Terenos, Inocência, Três Lagoas, Itaporã e Vicentina.
Receberam no B as cidades de Aquidauana, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda e Ponta Porã.
Anaurilândia, Campo Grande, Eldorado, Jatei, e Mundo Novo receberam nota C.
Não prestaram informações as cidades de Alcinópolis, Anastácio, Douradina, Laguna Carapã e Pedro Gomes.
Vários assuntos foram abordados, a maioria deles já vem sendo defendida e otimizada pela atual gestão, como a reabertura do frigorífico, concessão da BR -163, porto seco, área industrial, melhorias em saúde pública, entre outros.
A entrega deve ser feita na sede da Prefeitura até do dia 3 de fevereiro, situada à Rua Dez de Dezembro, nº 268 – Centro, das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 17h.
Os salários foram depositados nesta terça-feira (31) e estará disponível nas contas a partir desta quarta-feira, dia 1º de fevereiro, para quem não tem portabilidade bancária.
A Prefeitura de Coxim realizou nesta quarta-feira (28) o pagamento dos servidores públicos municipais referente ao mês de dezembro. É o terceiro pagamento no mesmo mês.
O prefeito sugeriu ao consórcio e aos prefeitos, que se busque uma solução para privatização da BR-163 e uma discussão mais ampla, visando alterar a Lei 328/82 que proíbe a instalação de usinas de açúcar e álcool na Bacia do Alto Paraguai.
Com duração de dois dias o curso é voltado a diversos públicos, desde aqueles que já atuam nessa área e pretendem aprimorar seus conhecimentos, até as pessoas que tem interesse em se formalizar e buscam informações sobre como iniciar a atividade.