Prefeito de Coxim prestigia inauguração da imponente estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago no 47 BI

30/06/2022 - 16:51

 

Na noite desta quarta-feira (29), o Prefeito de Coxim, Edilson Magro participou das festividades em comemoração aos 46 Anos do 47° Batalhão de Infantaria.

“O Guerreiro Pantaneiro”, foi criado por Decreto Presidencial, em 7 de novembro de 1975, sendo efetivamente implantado em Coxim em 1° de janeiro de 1976. Seu núcleo formador foi a 3ª Companhia de Fuzileiros do 42° Batalhão de Infantaria Motorizado, então sediado em Goiânia-GO.

No ano de 2016, por intermédio da Portaria Nº 1.505, de 10 de novembro de 2016, o 47º BI recebeu a denominação histórica de “BATALHÃO SERTANISTA DOMINGOS GOMES BELIAGO”, em homenagem ao fundador do Arraial do Beliago (hoje Coxim) solidificando a relação com a cidade do Pé de Cedro.

O Batalhão inaugurou a estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago, alocada na frente do 47º Batalhão de Infantaria, no dia em que o Batalhão completou mais um aniversário (29 de junho).

A obra, que tem quatro metros e meio de altura, foi feita em barro, uma parceria do 47°BI e o escultor José Branco, (Zé Português). A estátua foi instalada em uma base no formato de uma torre de castelo. Ela materializa o sertanista Beliago que no ano de 1729 instaurou um povoamento na margem esquerda do rio Taquari, fomentando a criação da cidade de Coxim.

Segundo o tenente-Coronel de infantaria, Wanderlino Moreno Junior, no interior da obra serão depositadas cartas escritas pelos alunos da rede de ensino da cidade e uma lâmina de acrílico com as assinaturas de integrantes da sociedade local. Em posição secreta no interior do Beliago, o comandante do 47º Batalhão de Infantaria colocará uma mensagem para ser lida no ano de 2122, aos futuros integrantes do Batalhão e da sociedade coxinense.

Para o Prefeito de Coxim a imponente obra é um marco cultural e turístico para o município, “momento histórico para coxim, só temos a agradecer ao 47°BI na pessoa do Tenete-Coronel Wanderlino Moreno, e ao José Português, que foi o escultor desse grande obra de arte, que além da parte histórica cultural, será uma referência turística para o município.” Disse Edilson Magro, Prefeito de Coxim.

 

José Branco, afirmou que durante a construção da Obra, descobriu que a estátua de barro de Beliago, é a Maior estátua de barro construída no mundo, e que o Guinness World Records foi acionado.

Fonte: Paulo Monteiro


08/08/2022 - 14:09 Com apoio da Prefeitura de Coxim Feira Gospel reúne milhares de Pessoas

O evento cristão reuniu mais de 10 mil pessoas, durante os dias 05,06 e 07 de Agosto, em frente a Igreja Assembleia de Deus Nova Aliança - ADNA.

30/06/2022 - 16:51 Prefeito de Coxim prestigia inauguração da imponente estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago no 47 BI

O Batalhão inaugurou a estátua do Sertanista Domingos Gomes Beliago, alocada na frente do 47º Batalhão de Infantaria, no dia em que o Batalhão completou mais um aniversário (29 de junho).

12/04/2022 - 10:44 Coxim 124 anos: a festa que vai ficar para a história e na memória da população

Uma festa que vai ficar na história e na memória da população, assim foi este fim de semana na cidade de Coxim que completou 124 anos nesta segunda-feira dia 11 de abril, com grandes eventos e a presença massiva das pessoas, que foram às ruas, festejar e prestigiar.

06/04/2022 - 13:29 Eventos culturais, assinatura de ordem de serviço, shows, atividades físicas, desfile e entrega de veículos estão na agenda dos 124 anos de Coxim

A agenda para esta semana está recheada de eventos que celebram os 124 anos da cidade de Coxim, tem shows, atividades físicas e ação em saúde, entrega de veículos, artesanato, assinatura de ordens de serviços, enfim, diversas atividades e você é o nosso convidado especial.

31/03/2022 - 16:41 COXIM 124 ANOS: Confira a programação do mês de abril

Dia 11 de abril o município de Coxim comemora 124 anos de emancipação política e a Prefeitura Municipal preparou um mês inteiro de atividades para comemorar com a população.

09/03/2022 - 09:20 Mulheres são homenageadas em sessão solene realizada na Praça Zacarias Mourão

Uma noite festiva, cheia de homenagens, sorteio de brindes, recreação para crianças, show, DJ e sessão solene realizada ao ar livre na Praça Zacarias Mourão. Assim foi o dia Internacional da Mulher, comemorado nesta terça-feira dia 8 de março em Coxim. Centenas de pessoas compareceram na praça para assistir à solenidade que homenageou mulheres da cidade de Coxim.

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais