Informações

Serviço

Coleta Seletiva

A Coleta Seletiva domiciliar foi inicIada no dia 6 de julho de 2020 e nesta primeira fase atende a 35% das residências e comércios da área urbana de Coxim.

O serviço é realizado por equipe da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos que recolhe o material reciclável deixado pelos moradores em frente aos domícilios conforme programação divulgada.

O processo faz parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos que o Município de Coxim está atendendo em consonância com o Ministério Público Estadual (MPMS) e em respeito ao meio ambiente e à legislação vigente.

 

A  população deve separar, nas residências e comércios, o material reciclável antes de descartar o lixo. Vale lembrar que a coleta de lixo convencional continua nos mesmos dias e horários.

 

O material recolhido na coleta seletiva será encaminhado à Unidade de Triagem de Resíduos (UTR), onde os catadores associados fazem a separação e processamento para venda do material.

 

A Coleta Seletiva proporciona a destinação adequada ao material reciclável, gerando renda e promovendo qualidade de vida aos antigos catadores, que agora formam a Associação de Agentes Ambientais do Taquari, formada com apoio da Prefeitura de Coxim.

 

O que é reciclável:

 

Recicláveis são embalagens e vasilhames de produtos de consumimos, como saquinhos e caixinhas de leite, papéis (de preferência não amassados), papelão, garrafas plásticas (pet), frascos de produtos de limpeza, latinhas, embalagens plásticas, vidro, canos e tubos de PVC, copos descartáveis, entre outros. O resto é lixo comum.

 

Os recicláveis devem ser limpos antes de serem separados para a coleta seletiva. Potes e embalagens sujas podem gerar odores desagradáveis, além de atrair insetos e animais que podem transmitir doenças e não são aproveitados para o processo de reciclagem.

 

Portanto, lave potes de iogurte, saquinhos e caixinhas de leite, latinhas e garrafas pet antes de separá-los para a reciclagem.

 

Gentileza gera gentileza

 

Entregar o material limpo é ser gentil com os agentes ambientais da Coleta Seletiva, pois eles irão manusear cada um dos volumes que você destinar para a reciclagem.

 

O que não é reciclável:

 

Papel alumínio, restos de comida, embalagens engorduradas e sujas, guardanapos, papel higiênico usado, papéis e papelão com gordura e resto de comida, bitucas de cigarro, espelho, louça, cerâmica, vidro temperado, tubo de tv, esponja de aço, latas de verniz, latas de produtos tóxicos, acrílicos, chapas de raios-x, cabos de panelas, adesivos, papel carbono, papel metalizado, papel celofane, papel de fax, papel de cupom fiscal, clipes, grampos, pilhas, lâmpadas, 

 

Coleta Seletiva Solidária

 

Caso o serviço não contemple o seu bairro, você pode levar seus recicláveis até um Local de Entrega Voluntária (LEV). Os LEVs estão distribuídos estrategicamente por toda a cidade, em locais de grande circulação de pessoas, como mercados, conveniências e postos de combustíveis. Os agentes ambientais passam periodicamente nesses pontos recolhendo o material levado voluntariamente pela população.

 

VOLTAR
Turismo

Conheça Coxim

Estabelecida às margens do encontro dos rios Taquari e Coxim, Coxim tem 33 mil habitantes. Por décadas, se consagrou como a Capital do Peixe, fazendo a alegria de pescadores de todos os cantos do país.

 

O rio Taquari é um dos principais formadores da planície pantaneira, sendo responsável por rica biodiversidade e belas paisagens. O rio Coxim é um de seus afluentes, ladeado por paredões naturais imponentes,...

Saiba Mais

Invista em Coxim

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e Pantanal, a oeste.

Atualmente com cerca de 35 mil habitantes, nossa cidade tem sua força na agropecuária, sendo referência na região Norte de MS como polo de comércio, serviços, saúde e educação. O turismo de pesca e o ecoturis...

Às margens da BR-163, um dos principais eixos de desenvolvimento do Brasil, ligando o norte e o sul do país, Coxim localiza-se estrategicamente entre os biomas Cerrado, a leste, e ...

Saiba Mais